Livros Geniais

Dou preferência por livros que me incentivem a colocar as teorias/sugestões na prática logo. Teoria é muito bom, desde que se tenha uma aplicação que faça sentido na vida real. Do contrário, não faz sentido ler do ponto de vista do empreendedor. Vira diversão.

the-lean-startup-eric-ries

The Lean Startup – Eric Ries

O primeiro livro que li sobre “startups” depois que decidi deixar meu emprego no banco para empreender.

É fantástico: sem bullshit, mostra o conceito de “lean” no contexto de startups de forma prática e clara. Sem promessas milagrosas ou coisas do tipo.

Fala bastante da cultura do ciclo de teste -> feedback -> análise -> novo teste, além de outros temas muito relevantes como pivotar.

Claro que depois que li saí com vontade de implementar tudo. Mas é necessário uma certa maturidade empreendedora para isso. No momento que li, não estava preparado para isso. Levei uns bons 8 meses para realmente mudar o mind set e começar a estar preparado para usar os conceitos. Dureza.

The 4-Hour Workweek
the-4-hour-work-weekEspero que o título não afugente o leitor. Trabalhar apenas quatro horas por semana pode parecer uma promessa vazia. MAS, as quatro horas não devem ser entendidas no sentido literal (apesar de acreditar que é possível fazer com quatro horas).

O ponto principal é que é possível ter um estilo de vida diferente, muito mais saudável, divertido e de acordo com o que a gente sempre quis, sem precisar se matar de trabalhar. Obviamente que isso não acontece de um dia para o outro e é necessária uma preparação, que pode levar meses ou anos.

Já pensou em quanto somos improdutivos? Cumprimos tarefas apenas pela satisfação de riscar um item do check list? O Tim Ferris mostra isso e um montão de bloqueios mentais que fazem com que trabalhemos muito mais do que o necessário, desperdiçando muito tempo em coisas inúteis.

Outro ponto central do livro: por que concentrar toda a “felicidade” na aposentadoria daqui há 40 anos, quando podemos ir aproveitando a vida aos poucos (mini-aposentadorias) ao longo do tempo? Quantas vezes você já ouviu amigos dizendo coisas do tipo “só mais dois anos e eu vou ter dinheiro suficiente para largar este emprego e…”. Dez anos depois, ainda estão fazendo as mesmas coisas e com as mesmas reclamações.

O foco principal deve ser, segundo ele, o design de seu estilo de vida. Tudo que você faz deve ajudá-lo a chegar ao estilo de vida que você quer.

start-small-stay-small Start Small, Stay Small – Rob Walling

Grande livro. Os exemplos são muito relacionados ao mundo de software, apps e afins, MAS os conceitos são totalmente aplicáveis em qualquer tipo de startup.

Quer fundar o próximo Facebook? Quer levantar milhões de reais de investidores para sua próxima grande ideia? Então este livro NÃO É para você.

Aqui a ideia é montar negócios escaláveis auto financiados que sirvam aos anseios de um determinado nicho bastante identificável. Tudo bem lean, com poucos funcionários (ou nenhum!), baixo investimento e ideias no mundo digital.

Um dos livros que fizeram mais sentido pra mim. Não quero milhões reais de investidores para tentar montar o próximo império digital, com 99,9999% de chance de fracasso (sem contar o enorme stress e encheção de saco).

Quero colocar de pé várias empresas que, no conjunto, vão permitir que eu tenha o estilo de vida que quero, mesmo que nenhuma delas seja um grande estouro e gere milhões em receitas. E para isso não quero “jogar” com o dinheiro dos outros: o meu vai “estar na reta”.