social-toolkit

Kit de Ferramentas do Empreendedor Digital

Ao longo destes quase dois anos e meio empreendendo, testei muitas ferramentas online e offline. Escolhi quais testar baseado em listas de outros empreendedores e decidi quais se encaixavam melhor no meu caso.

Acredito que o mesmo valha para esta lista que vou propor abaixo: ferramentas essenciais para o empreendedor digital.

Dê uma olhada e veja quais você acha que fazem sentido para sua situação particular. A maioria tem uma versão free que mais do que dá conta das necessidades de um micro empreendedor digital.

  1. Dropbox
    A esta altura acredito que pouca gente não conheça esta ferramenta. Essencial e simples: armazenagem e compartilhamento de arquivos. Você pode baixar uma versão em seu celular ou desktop, ou ficar com a versão online apenas. Grátis, basta se inscrever no dropbox.com (também tem uma versão premium com mais espaço e recursos). Uso o tempo todo para acessar meus arquivos de qualquer lugar e para compartilhar arquivos com prestadores de serviço recorrentes.


  2. Google Drive
    Se tiver uma conta no Google, poderá usar o Drive, outra ferramenta fantástica para armazenagem e compartilhamento de arquivos, com a vantagem de poder editar (até mesmo de forma colaborativa) online seus documentos. Uso preferencialmente quando preciso manter documentos compartilhados de projetos em grupo.


  3. Canva.com
    Criação “drag&drop” de elementos visuais para sua página do Facebook, Instagram, post do blog, e-book e muito mais. Já conta com uma imensa galeria de formatos pré-definidos, assim como possibilita busca de imagens em um banco de dados enorme (com opções free e pagas). Essencial para os que preferem produzir seus próprios visuais mais simples (como eu) e não querem usar ferramentas mais completas (e caras) como Photoshop e Corel Draw.


  4. Filezilla
    FTP (transferência de arquivos do seu computador para um servidor) sem complicação com interface bastante intuitiva e opções de configuração simples e práticas.


  5. Mailchimp
    Se você quer começar a lidar com listas de e-mails de clientes/prospects/leitores ou tem uma lista relativamente pequena e que não necessita muitos features, a versão free do Mailchimp cumpre o papel muito bem. Templates grátis mais do que suficientes para começar e interface muito intuitiva. Sem muita prática, é possível mandar seu primeiro e-mail a clientes/leitores em menos de dez minutos. É bem possível que após alguns meses você queira atualizar para a versão paga. Aí começa a valer a pena dar uma olhada em outras alternativas (vou te passar uma bem interessante por aqui). Se tudo der certo e sua lista crescer bem, o Mailchimp fica caro (ainda mais com o dólar americano a quase quatro reais, mais IOF).


  6. WordPress
    A ferramenta preferida para criação de blogs. Interface simples e intuitiva, com milhões de templates (muitos free), widgets, integrações e opções de customização. Integra bem com o Mailchimp, Google Analytics e outras ferramentas. Na minha humilde opinião, mil vezes melhor que o Blogger.


  7. Google Analytics
    Se você gosta de olhar números a respeito de seu site/blog (se não gostar vai ter que se acostumar a fazer), esta é A ferramenta grátis que vai te ajudar. Mas CUIDADO: é muito fácil se perder nas milhões de opções de dados e visualizações que o GA te proporciona. Antes de começar a usar, vale a pena pensar seriamente no que você quer medir e com que periodicidade. Além disso, é muito importante saber o conceito de cada dado exibido, pois a chance de interpretar mal um número ou série é grande.Se você fizer o contrário, pode facilmente ficar perdido por semanas sem conseguir olhar para um relatório útil. Pretendo falar em mais detalhes desta poderosa ferramenta. Tem opções mais avançadas muito legais e que podem te levar ao próximo nível de análise do desempenho de seu negócio.


  8. Bit.ly
    Simples e direto: transforma aqueles links enormes, incompreensíveis e cheios de parâmetros em um link do tipo “http://bit.ly/1Sg6CGR”.Atualmente eu uso o Bit.ly apenas para essa finalidade mas eles podem te ajudar a medir performence de suas campanhas também.


  9. MySQL for Excel
    Sim, é um pouco mais técnico e requer que você use bancos de dados MySQL. Se este é o seu caso, estes drivers vão fazer a mágica de descarregar tabelas e views em uma planilha de Excel, com opção de editar os dados!!!


  10. MyMail + SES
    Se você é daqueles que apenas usa interfaces intuitivas pelas quais consiga chegar ao seu objetivo em poucos minutos, talvez este par de ferramentas não seja pra você.Por outro lado, se você curte o lado “baixo investimento” do micro-empreendedorismo e fuçar em ferramentas não tão intuitivas mas que dão bons resultados, dê uma chance ao MyMail.O MyMail tem muito menos opções que o Mailchimp ou AWeber, por exemplo. Entretanto, você consegue fazer o básico bem feito por 4o dólares (de uma vez, não paga mensalidade) ao contrário das mensalidades destas outras ferramentas.O SES é uma ferramenta da Amazon pela qual você pode enviar e-mails autenticados por uma mixaria (10.000 emails por 10 centavos de dólar).


     

  11. Skype
    Esse é manjado, mas não serve apenas para falar com amigos ou familiares no exterior. Reuniões com compartilhamento de tela fazem o tempo de qualquer empreendedor render mais. Uma boa alternativa, com recursos adicionais, é o Google Hangouts.


  12. WhatsApp Web
    Você pode digitar suas mensagens usando o teclado de seu computador, o que facilita demais. O único cuidado é não evitar perder muito tempo falando bobagens com amigos o dia inteiro.Uso muito para enviar comunicações a clientes, especialmente as que envolvem textos um pouco mais longos e/ou fotos. A propósito, ter uma lista de seus clientes no whatsApp pode ser uma boa ideia.

About the author

oempresariodigital

Engenheiro de computação de formação, trabalhei em empresas de tecnologia, bancos no Brasil, Inglaterra e Espanha por mais de 14 anos.

Atualmente um empreendedor em série de negócios digitais usando a filosofia do micro-empreendedorismo self-funding / bootstrapping, poucos ou nenhum funcionário, estrutura lean e sem espaço físico definitivo.

View all posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *